Seminário Nacional para Formadores

    Formação para Formadores


    "Ele os alcançou e se pôs a caminhar com eles..."

     

     Aconteceu nos dias 25 a 29 de maio, o Seminário Nacional para Formadores promovido pela CRB Nacional, em Brasília - DF. Com o tema: “O Encontro que faz arder o coração”.


    Durante estes dias os formadores se dedicaram a refletir, à luz da Palavra de Deus, sua missão de formadores das novas gerações, para viverem o seguimento de Jesus Cristo.

     

    Estivemos presentes, Irmã Danize e Irmã Irenilda da Casa de Formação Madre Anastasie. Éramos cerca de 120 formadores de todo o Brasil, também pessoas da Bolívia e Uruguai, e mais de oitenta Congregações presentes, para juntos trocarmos experiências e partilharmos a formação inicial, na diversidade dos Carismas.

     

    O Seminário tinha como foco central a pessoa do formador, buscando oferecer a ele momentos de formação pessoal, em todas as dimensões da pessoa humana, em vista da Missão.

    Iniciou-se o Seminário com a reflexão do lema “Ele os alcançou e se pôs a caminhar com eles” (Lc 24,15),conduzida pelo Pe. ShigeNakanose, sdv. Durante a sua fala, nos fez mergulhar na caminhada de Jesus com os discípulos de Emaús, em confronto com a missão na formação.

    O Seminário prosseguiu com a temática: Liderança, autoridade e poder na formação, assessorada por Ir. Annette Havenne, csm. Na sua colocação, ela apresentou os diferentes modelos de formação que são: paternalista, autoritário, permissivo, numa busca de fazermos a travessia, para chegarmos ao modelo de formação do Evangelho, aquele que faz o caminho para realizar o projeto de Deus, no serviço ao Reino.

    Dando continuidade ao Seminário, Ir. Fátima Morais, ascj convidou os participantes a entrar em nossa “casa”, refletindo: Intimidade como caminho de integração humana. Jesus sabe que o crescimento precisa de seu tempo e processo, isto quer dizer que, a pessoa de Jesus é o mais forte método de formação. 

     A metodologia do Seminário foi iluminada pelo texto bíblico de Lc 24,13-35 e construída em pequenas comunidades, para os trabalhos, partilha de vida, celebrações e tempos fortes de deserto pessoal.

    Para as participantes, o Seminário foi um espaço de partilha, fraternidade, aprofundamento, reflexão, oração e estudo, dias em que todos percorreram o caminho de Emaús e se deixaram “alcançar por Ele”.

    Nós, Irmãs Danize e Irenilda, somos agradecidas a Deus e as nossas Províncias e Comunidade por esta graça em participar do Seminário e assim melhor colaborar na missão da formação.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Copyright © 2014 VIVERE