Peregrinação às Fontes da Congregação e da Ordem

    De 25 de junho a 9 de julho mais um grupo de irmãs participou do Projeto de peregrinação às fontes da Congregação e da Ordem Dominicana: Irmã Maria Efigênia Coelho, Irmã Maria José de Sena (Irmã Zeca), Irmã Terezinha Ribeiro, Irmã Rosália Saucedo, Irmã Solange Maria de Souza, Irmã  Maria Aparecida Ribeiro (Lola) e Irmã Doraildes da Silva Matos.

    Contamos com a presença de Irmã Cleonice Cardoso que nos acompanhou em todos os lugares, como luz a nos guiar. Presença marcante também foi de Sr. Marie Thérésa. Sr. Luc-Béatrix nos acompanhou a Compeyre.

    Começamos por Toulouse. Em todas nossas comunidades por onde passamos, nossas Irmãs nos acolheram com muita fraternidade e carinho. De Toulouse fomos de carro para Monteils. Que vivência pluricultural tivemos nesta comunidade! Seguimos para Bor, um dos pontos altos da nossa peregrinação: uma manhã de oração no convento e junto ao túmulo de Madre Anastasie. Simplesmente indescritível. Destacamos ainda:

    Prouille- lugar que revela a presença de Deus conosco, que faz história pela persistência de manter a teimosa presença dominicana entre montes e plantações de trigo.

    Lourdes-  lugar teológico onde o Espirito parece revelar a presença viva de Deus na fé de um povo que caminha. Um santuário amplo acolhedor onde uma multidão silenciosa passa com a procissão da luz, noite iluminada pelas velas e Eucaristia, onde os peregrinos em cadeiras de rodas nos fazem pensar na grandeza de Jesus Deus acolhendo a fragilidade humana.

    Fica a certeza de que a unidade vivida nessa peregrinação pede à nossa Congregação garantir o sonho de Anastasie onde a semente não morreu, mas, cresceu e se espalhou. Cabe a nós darmos continuidade, na união de todas, ao que Madre Anastasie sonhou, uma família.

     

    (Irmã Doraildes Araxá MG)

Copyright © 2014 VIVERE