Tríduo Pascal em Casa

    RECORDAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA DE JESUS

     
    - Esta oração pode ser feita individualmente ou em família. Ao pôr do sol da quinta-feira santa, antes da janta a família se reúne, uma pessoa preside, outra faz a leitura.
     
       1. ABERTURA
    Vós sois o caminho a verdade e a vida o pão da alegria descido do céu. (bis)

    2. MOTIVAÇÃO
    - Quem coordena faz o convite: 
    Nesta celebração, recordando a última Ceia de Jesus, iniciamos a grande festa anual da páscoa, a memória da morte, sepultura e ressurreição do Senhor. Hoje, ao redor de nossa mesa, nos alegramos com a presença de Jesus em nossa casa. Renovemos o
    nosso desejo de viver o mandamento do amor que ele nos deixou.

    3. SALMO 116,12
    Eu vos dou o novo mandamento: 
    Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei, disse o Senhor.
    1. Como é que vou retribuir ao meu Senhor 
    Tudo de bom que ele por mim realizou?

    4. LEITURA BÍBLICA – João 13,1-15.
    - Um leitor ou leitora, faça a leitura pausadamente:
       Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
    Era antes da festa da Páscoa. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
    Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos,  mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem,
    pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fi z”.
    Palavra da Salvação.
     
     5. MEDITANDO A PALAVRA
    - Breve silêncio... Em seguida quem preside lê o texto que segue
    Na sua última ceia, Jesus nos deixou o mandamento de fazer a memória de sua entrega por nós, seja pelo gesto de partilhar o pão e o vinho, seja pelo gesto de lavar os pés uns dos outros. Em situação de quarentena, mesmo não lavando os pés, podemos obedecer ao mandamento do amor, cada um cuidando de si e dos demais. Deus está em nosso meio. Ele mesmo lava os nossos pés através de todo serviço realizado pelos irmãos e de tantas pessoas que, de alguma forma, contribuem para que o alimento chegue em nossa mesa.
    Breve silêncio

    6. INVOCAÇÃO
    Invoquemos a Cristo, nosso Salvador, dizendo após cada pedido:
    Livra-nos, Senhor!
    - De todos os males que afligem a humanidade.
    - Da fome, da pobreza e do egoísmo.
    - Das doenças e das epidemias.
    - Da maldade devastadora, da ganância e da violência.
    - Das armadilhas da má informação e da manipulação das consciências.
    - Do ódio que nos fecha o coração.
    - Da indiferença que humilha e do medo que paralisa. Livra-nos...
     
       7. PAI NOSSO
    Oremos ao Pai com a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso...
    - Pode-se fazer breve intervalo para preparar a mesa. Estando a mesa posta, as pessoas podem sentar à mesa e oração continua:

    8. ORAÇÃO À MESA – I Coríntios 11,23-26
    Primeira carta de Paulo aos Coríntios.
    Irmãos, o que eu recebi do Senhor, foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse:
    “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”.
    Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.
    Palavra do Senhor.
    Oração:

    Vamos bendizer a Cristo por estes alimentos, dizendo: Bendito sejas, Senhor Jesus!
    - Bendito sejas, Senhor Jesus, porque no momento mais difícil de tua vida quiseste sentar à mesa com teus discípulos. Bendito sejas, Senhor Jesus
    - Bendito sejas, porque tantas vezes visitaste as casas e sentaste à mesa como sinal de comunhão do Pai com todas as pessoas. Bendito sejas, Senhor Jesus!
    - Bendito sejas, porque muitas vezes abençoaste e partilhaste o pão com o povo faminto que perdido te procurava. Bendito sejas, Senhor Jesus!
    - Bendito sejas, porque em tua santa ceia nos deste a garantia da tua presença para sempre junto a nós. Bendito sejas, Senhor Jesus!
    - Repartimos o pão em teu nome, frutos da terra e do trabalho de tantas mãos. Derrama a tua bênção sobre nós e estes alimentos. Dá-nos a alegria da tua presença. A ti, louvor e glória pelos séculos.
    Amém.
    - Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém.
     
    Contribuição: Equipe de Espiritualidade - Província Nossa Senhora do Rosário
     
Copyright © 2014 VIVERE