2º DIA - SÃO DOMINGOS: APÓSTOLO DO ROSÁRIO

    1. ACOLHIDA
    2. ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

    Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.


    Oremos: Ó Deus que doutrinais os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de sua preciosa consolação.
    Por Cristo Senhor Nosso. Amém


    3. CANTO: Ó SANTA MÃE, SENHORA DO ROSÁRIO
    1. Ó santa mãe, Senhora do Rosário
    Teu pobre povo acorre solidário
    Com suas preces, louvor e ação de Graças.
    Pra que tu faças aumentar a nossa fé


    Refrão: Que o teu exemplo, a tua vida
    Tua firmeza no dizer sim ao Senhor
    Nos mostre sempre, que o
    Evangelho, é o caminho da justiça de do amor


    2. De nossas lutas dos campos e cidade
    Nos reunimos com muita humildade
    Pra ver melhor que o nosso compromisso
    É o serviço e os pequenos defender


    3. Ó mãe dos pobres, ampara os oprimidos
    Os que esperam da vida o seu sentido
    Dá-nos confiança ante as pedras da estrada
    Na caminhada pra total libertação

     

    4. TEXTO DA VIDA
    Segundo uma velha tradição, no ano de 1208, São Domingos foi a uma floresta rezar e suplicar a Nossa Senhora para que lhe revelasse uma arma espiritual eficaz no combate aos hereges. Após o terceiro dia em que estava em oração, Nossa Senhora lhe apareceu escoltada de três anjos e disse-lhe:
    Domingos, você sabe qual é a arma que a Santíssima Trindade quer usar para transformar o mundo? São Domingos lhe respondeu dizendo que ela sabia melhor que ele.
    Então Nossa Senhora lhe disse: Quero que saiba que neste tipo de guerra a arma sempre foi o Saltério Angélico. E essas palavras do Arcanjo Gabriel na Anunciação são a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim sendo, se você quer converter estas almas endurecidas e ganhá-las para meu Filho Jesus, difunda o meu saltério.
    Em seguida, Nossa Senhora, mostrou o terço para São Domingos, com as 50 Ave-Marias, que passou a ser conhecido como Saltério da Bem-Aventurada Virgem Maria.
    A partir daí, São Domingos principiou a difundir esta devoção e sobretudo, junto aos fiéis católicos que não sabiam ler e queriam de alguma modo imitar os monges que recitavam os 150 Salmos da Bíblia.
    A devoção foi mais favorecida pelos papas, destacando-se Leão XIII, que determinou que fosse o mês de outubro dedicado, em todas as paróquias, à reza do Terço e do Rosário.
    Os papas continuaram a valorizar e recomendar vivamente as orações do Rosário, especialmente os últimos papas, sobretudo a partir das aparições de Lourdes (1858) e Fátima (1917). Em Fátima, Nossa Senhora recomendou que se reze o Terço todos os dias e disse que “não há problema de ordem pessoal, familiar e nacional que a oração do Terço não possa ajudar a resolver”.
    Na carta apostólica de João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, ele declara: “Percorrer com ela (Maria) as cenas do Rosário é como frequentar a ‘escola’ de Maria para ler Cristo, penetrar os seus segredos, compreender a sua mensagem”.
    Em 10 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI disse que o Rosário é “a oração mais querida pela Mãe de Deus e que conduz 
    diretamente a Cristo. O Rosário é a oração bíblica totalmente tecida pela Sagrada Escritura. É uma oração do coração, em que a repetição da Ave-Maria orienta o pensamento e o afeto para Cristo”. Depois da Missa – a primeira e viva memória da paixão de Jesus Cristo, o Rosário é a segunda memória e representação da vida e paixão de

    Jesus Cristo, nosso Redentor.


    5. CONVERSEMOS SOBRE O TEXTO


    6. REZEMOS OS MISTÉRIOS LUMINOSOS
    Oremos:
    Pai Domingos, dai-nos por vosso intermédio o amor, a perseverança e o zelo na recitação que faremos do Santo Terço, para que provemos o poderoso auxílio da Virgem Maria em nossas indigências e para vivermos dignamente, especialmente na fartura de bens espirituais. Nós vos pedimos também, ó pai Domingos, que estendais até nós a promessa que fizestes de ajudar-nos lá dos céus com as suas preces, junto a Deus. Por Cristo, Senhor nosso. Amém!
    Rezemos: (Em cada mistério coloquemos em comum nossas intenções).


    1. O batismo de Jesus no Jordão – Aqui, enquanto Jesus Cristo desce à água do rio, como inocente que “Se faz pecado por nós” (cf. 2 Cor 5,21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama “O Filho dileto” (cf. Mt. 3,17 par), “ao mesmo tempo em que o Espírito vem sobre Ele para investí-Lo na missão que O espera”.


    2. A auto revelação de Jesus nas bodas de Caná – A Sua autorevelação nas Bodas é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes.

     

    3. O anúncio do reino de Deus por Jesus com o convite à conversão – O Seu anúncio do Reino de Deus é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23).


    4. A Transfiguração de Jesus – A Transfiguração é mistério de luz por excelência, que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O “escutem” (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.


    5. A instituição da Eucaristia, expressão Sacramental do Mistério Pascal – A instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até ao extremo” o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação Se oferecerá em sacrifício.


    7. CANTO: SALVE RAINHA E LUZEIRO DA IGREJA


    8. ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL
    Oremos:
    Concedei-nos, Deus Onipotente, que os exemplos do nosso glorioso pai São Domingos nos levem a uma vida melhor, a fim de que, honrando a sua memória, imitemos também as suas virtudes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém


    Leia o 1º Dia - São Domingos: Homem de Deus

Copyright © 2014 VIVERE