A Alegria da nossa Consagração

    "A alegria nos torna leve e nos leva a  sorrir, brincar, amar e servir. A Consagração nos torna livre, alegre, firme no trilhar o Caminho da liberdade."

    Irmã Aparecida Lopes - 37 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Pela graça de Deus fui inserida nesta Família Dominicana-Anastasiana há quase 70 anos, procurando seguir com fé, esperança e amor o legado que nos fundadores nos deixaram.
    Dominicana, que alegria!”
     Irmã Beatriz Manna - 70 anos de Vida Religiosa Consagrada


    “Para Deus basta um simples olhar do coração.” - Madre Anastasie

    “É com gratidão que, a cada dia, renovo minha consagração na alegria de ser Dominicana a serviço do Reino.”

    Irmã Célia Silva do Nascimento - 22 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Obrigada Senhor pelo Chamado que me fizeste! Obrigada, porque eu respondi e perseverei até hoje."

    Irmã Célia Saucedo Gonzalez - 62 anos de Vida Religiosa Consagrada



    "Uma só coisa peço a Javé, e só esta procuro: é habitar na casa de Javé todos os dias de minha vida." -  Salmo 27, 4

    Irmã Domingas Pereira Gomes - 38 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Quem encontrou a Alegria encontrou um tesouro.

    A Alegria é uma manifestação da presença de Deus em nossa vida. Tento viver o que nos diz Madre Anastasie: ‘Sede alegria da cabeça aos pés.’. Esta é a melhor maneira de viver a nossa Consagração Religiosa.”

    Irmã Doraildes da Silva Matos - 31 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Eu louvo e agradeço diariamente a Deus Pai Mãe, o chamado à VRC. Muitas bênçãos e graças. A missão em várias comunidades, na diversidade e na ALEGRIA da Itinerância.  Sempre com nossa Fundadora que pede alegria, alegria, alegria. Obrigada Senhor, por conduzir a minha história."

    Irmã Esther Maria Silva Beghelli - 30 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Disse então Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo sua palavra.’. Que este ato de disponibilidade de Maria possa me acompanhar por toda a minha vida. Servindo aos mais necessitados, em especial, às crianças.”

    Irmã Eulália Borges Vidigal – 31 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “En la humildad se encuentra la alegría.”

    Irmã Juana Sanabria Cabral - 33 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Eu sou uma pessoa feliz e vivo a Alegria da minha Consagração. A Vida Religiosa é um Dom de Deus.”

    Irmã Leônia Maria da Motta - 59 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “’A alegria do semblante deve ser o reflexo da paz da alma, disse Madre Anastasie.’ (Dia a Dia com Madre Anastasie – 24 de julho)

    Olhando minha longa caminhada de quase 70 anos de Consagração Religiosa Dominicana-Anastasiana, posso dizer que a alegria foi uma das marcas de toda a minha vida. Falo dessa alegria interior que brota do compromisso com a causa dos empobrecidos, discriminados, descartados...  e alimentada pela Palavra de Deus.

    Esse compromisso de estar construindo, em solidariedade, em parceria e em redes, o sonho de um jeito diferente de se relacionar com as coisas, com as pessoas, com a Mãe Terra, com Deus – o sonho do BEM VIVER dos povos indígenas. Sonho que me acompanhou a vida toda e mais ainda agora, nesse tempo difícil de pandemia, de isolamento social, onde está tudo escuro ...  a rebeldia, a teimosia profética sustenta a minha alegria e esperança. Esperança do verbo ‘esperançar que é levantar... ir atrás... construir... não desistir... levar adiante... juntar-se   com outros para fazer de outro modo...’.”

    Irmã Margarida Ludovico de Almeida - 67 anos de Vida Religiosa Consagrada


    “A minha primeira alegria da minha consagração aconteceu quando com pouca idade descobri que tinha uma Madrinha de Consagração, a Nossa Senhora, que sempre iria indicar o caminho de como ir a Jesus. Essa consagração foi feita com meus 12 dias de vida.

    No tempo de discernir meu estado de vida, ainda aluna no CSD de Araxá, acreditei que seria possível acabar com a injustiça, me consagrando como tantas Irmãs, com as visitas a periferia da cidade, Chorão. Pretensão de toda jovem.

    Esse desejo cresceu quando aos sábados, com Lolita Afonso, nos meus 12 anos, visitava algumas famílias empobrecidas no bairro de Santa Rita Córrego da Galinha e aos domingos pela manhã, Catequese. Só uma coisa eu guardei do Catecismo é que eu aprendi muito, mas não garanto que meus catequisandos aprenderam...

    A decisão consciente e a disposição de dedicar-me inteiramente a Deus foi oficializada com minha 1ª profissão dia 02/02/1971, há 49 anos com Irmã Terezinha Fernandes. A alegria foi tanta que trago na memória, o sonho com um mundo colorido com diferentes cores na véspera daquele dia.

    Tantas e tantas alegrias surgiram, e virão outras, quando precisei dar razão da entrega de minha vida totalmente inteira ao Deus Trino. Foram pessoas, acontecimentos que me ajudaram e ajudarão a encontrar sempre a alegria de minha consagração. Só uma amostra grátis dessas alegrias

    Jovem Noviça, Professora do CNSD encerrando o ano letivo na 2ª série do Primário, quis apresentar Mateus 25, 31 – 39 – ‘Me deste de comer e beber, não me deixaste nu, me visitaste quando doente e preso.’. Um aluno com sua sabedoria levanta o dedo e pergunta: ‘Quantas vezes a senhora já fez isso?’.

    Ainda na vaidade de um término feliz de outro ano letivo no CNSD, quis rever com os pequenos da 2ª série, os muitos milagres de Jesus que aprenderam com as fichas de Religião (Montessori). Uma aluna que escrevia muito bem e com uma letra linda me questionou: ‘Irmã, por que Jesus não está aqui mais, para fazer um milagre para mim? Estou precisando tanto de um milagre Dele? Fizesse com que meus pais parassem de brigar. Eu fico muito triste.’.  

    Já morando no Rio de Janeiro no CSRL, as Irmãs sempre davam as migalhas que sobravam de nossas mesas às pessoas pedintes. Já estavam acostumados. Naquela noite fria e chuvosa vou eu levar o lanche gostoso para um morador de rua – ‘Inácio’. Ao despedir-me como sempre disse: ´Vai com Deus’. Ele me rebate: ‘Será que Ele vai ou fica? Será que indo comigo Ele ficará feliz? Ele podia subir com a senhora, pois tem seu quarto que nem goteira tem, está limpo confortável e quentinho.’.

    Por último, era retiro da Provincia sobre ‘Jonas’. Vinha eu, com um coração cheio de raiva, querendo vingança ‘que Nínive fosse destruída’, que nada desse certo de onde sai.  Que Irmã Rejane o diga, que após longa e dolorosa luta interior como Jonas, descobri e tive um sentimento de perdão imensurável e pude reencontrar o Deus da misericórdia que me devolveu e devolve a razão de minha Consagração. Obrigada!”

    Irmã Maria Aparecida Ribeiro – 49 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “A alegria do semblante deve ser o reflexo da alegria interior. Tudo na alegria e com prazer para agradar a Deus.”

    Maria Cristina de Faria - 50 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Sou muito feliz por ter me consagrado a Deus na Vida Religiosa Dominicana.”

    Irmã Maria Eni de Oliveira - 68 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “A alegria cultivada em nossa Vida de Consagrada é fruto da paz interior, do chamado à Vida Religiosa e da fidelidade ao Deus que nos chamou à Vocação.

    A alegria me acompanha desde o primeiro Chamado à Vocação Religiosa. Uma irmã Dominicana que era muito alegre e comunicativa me disse: ‘Religiosa pode ser feliz!’, nessa época eu tinha eu 17 anos. Aos 18, entrava para o Convento, em Uberaba. Muitas vezes, a alegria me fez feliz: ao receber o hábito, nas renovações dos votos, votos perpétuos, e ao completar 60 anos de Vida Religiosa, a alegria veio acompanhada de uma grande Ação de Graças!"

    Irmã Maria Helena B. Salazar da V. Pessoa - 62 anos de Vida Religiosa Consagrada  


                     

    "’Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês.’ ( Jo 15,16)

    Cada dia renovo a minha entrega e alegre disposição, como Dominicana, ouvindo o chamado de Deus para servi-lo em meio a seu povo, como comunidade apostólica e fraterna acolhendo o Reino aqui e agora.”

    Irmã Nadir Barros Freire - 62 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “A alegria da minha Vida Consagrada é que tenho a certeza de que Deus caminha comigo.”

    Irmã Nancy Augustina Escobar - 7 meses de Vida Religiosa Consagrada



    “’As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar frutos.’ (Papa Francisco)

    Tenho alegria e gratidão a Deus pela minha Vocação à Vida Religiosa Consagrada e peço a Ele, as virtudes necessárias para testemunhar este importante Chamado que é realizado a cada dia.”

    Irmã Patrícia Lopes Monteiro - 12 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Viver em Comunidade, partilhar um projeto comum, experimentar as alegrias e dificuldades da Missão me fez crescer e descobrir que valeu a pena consagrar minha vida a serviço do Reino”.

    Irmã Regina Azevedo Soares - 57 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Nós, pessoas humanas, consagradas ao serviço do Senhor, na construção de seu Reino, estamos sempre:

    Em caminhada,

    Em viagem,

    Em procissão...

    Nossa consagração está se fazendo...”

    Irmã Rejane de Paiva - 53 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Gratidão a Deus por este grande presente: o chamado à Vida Religiosa Consagrada.”

     Irmã Romi Raupp Behenck - 48 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Todo aquele que ouve a Palavra e procura vivê-la, experimenta o amor de Deus. E uma vez que faz essa experiência, você sente vontade de compartilhar com os irmãos, acolhendo o dom gratuito de Deus. ‘Quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por minha causa, vai salvá-la.’
    Não há alegria maior que viver a verdadeira liberdade. E só nos tornamos livres quando aceitamos não ser sempre livres!
    Irmã Rosimare Pereira da Cruz - 2 anos de Vida Religiosa Consagrada


    “Sou Irmã Sandra Ede, estudei desde os meus 7 anos de idade, no Colégio Santa Rosa de Lima/RJ, que pertencia à nossa Congregação. Conheci várias Congregações Religiosas porque participava de um Grupo Vocacional Intercongregacional. Mas os testemunhos de vida, de oração e de alegria das Irmãs Dominicanas de Monteils me fizeram decidir com entusiasmo e alegria ingressar nesta Congregação, em 1976.

    Hoje, com 42 anos de Profissão Religiosa, posso afirmar que minha alegria mais amadurecida, mais experiente e mais consciente é muito grande, pois a fonte desta alegria está na certeza de ser a filha amada de Deus, escolhida por Ele para consagrar-me à Missão. Junto com Ele nesta Congregação que tem como Fundadora uma mulher alegre que nos deixou este dom como herança.

    E com Maria expresso sempre essa alegria dizendo: ‘Minha alma glorifica o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva e o Senhor fez maravilhas por mim’.”

    Irmã Sandra Camilo Ede - 44 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Somos alegres quando partilhamos o que temos e somos, como os discípulos de Emaús que ao partir o pão reconheceram Jesus.”

    Irmã Terezinha de Sousa - 31 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Vida Consagrada, dom de Deus, que nos possibilita perceber a ação do Espírito Santo em nossa caminhada de fé:

    - Dando testemunho de amor e entrega.

    - Descobrindo a cada dia, o encantamento de experimentar o amor fecundo de Deus em nossas vidas.”

    Irmã Úrsula dos Reis Bandeira – 29 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “DEUS é AMOR-DOAÇÃO.

    Sinto-me muito amada por ELE e chamada a viver esse amor, revelando-o ao próximo por palavras e pelo testemunho de vida, o que tenho feito, na alegria, há quase 60 anos, sem nunca ter me arrependido.”

    Irmã Valéria Moutinho - 59 anos de Vida Religiosa Consagrada



    “Como aluna dominicana senti o chamado a consagrar minha vida. Como Irmã Dominicana percorro as trilhas do mundo na alegria de servir.”

    Irmã Vanda Heleusa de Resende - 48 anos de Vida Religiosa Consagrada



Copyright © 2014 VIVERE