Província Madre Anastasie

    A Província Madre Anastasie, antes Província Brasil Central, foi criada em 7 de agosto de 1989. Realizou seu I Capítulo Provincial no período de 26 de janeiro a 03 de fevereiro de 1990, em Brasília-DF.
           
    A Província vem pautando sua vivência na dinâmica de uma partilha verdadeira da fé. Para partilharmos nossa experiência de Deus, olhamos a nossa Tradição, buscando entender como os Profetas, o povo de Deus e Jesus fizeram sua experiência, voltando nosso olhar para o “primeiro Amor” que nos chamou à vida religiosa e sempre como missão e presença dominicana, nos lugares e espaços onde está inserida, sempre “criando elos” com grupos que trabalham por um mundo de justiça, de paz e de comunhão.
             
    O Projeto de Vida da Província é obra de uma construção coletiva, pelo qual todas as Irmãs são chamadas, por sua vida e por sua ação, a serem permanentemente corresponsáveis. Afinal, a Vida Religiosa é um profetismo coletivo. Nessa caminhada, a dimensão descentralizada de nossa estrutura religiosa conta com órgãos de apoio – Departamentos de Formação e Estudos, Comunicação e Administração – e acolhe o trabalho qualitativo e engajado dos leigos dominicanos que fazem parte da história de nossa Província.
             
    Temos buscado sempre nos deixar interpelar pela espiritualidade das origens: a de Jesus Cristo. Esta espiritualidade está centrada na encarnação e inserida no mundo, na Igreja, tendo presente o que o Espírito faz germinar, de nossos fundadores que nos ensinam que o amor verdadeiro se encarna e se concretiza no braço estendido ao outro, e é missionado para os novos desafios a serem enfrentados na missão de evangelizar nesse nosso tempo.
             
    Um dos pilares de nossa ação apostólica é o compromisso evangélico de lutar com e a favor dos oprimidos, contra a sua pobreza e a favor de sua vida e liberdade. Nosso “coração pascal” nos move para uma vida apostólica e consagrada, sendo e gerando esperança, acolhendo, celebrando, anunciando e construindo o Reino, sendo sinais de Deus e de sua criatividade, seja na planície, seja na montanha.
             
    Pelo lema da Ordem Dominicana: “louvar, bendizer e pregar”, é-nos pedido um movimento para fora de nós, uma caminhada na promessa do Pai. Assim é que nossas inserções no campo da educação, da saúde e do desenvolvimento comunitário, na recuperação de dependentes químicos, no Movimento de Justiça e Paz e do Centro de Direitos Humanos, na formação bíblica e catequética, na alfabetização de adultos, na atuação em comunidades de base, nas Dioceses, nos Sínodos Diocesanos, nas Paróquias e Assembleias Paroquiais, nas Missões Populares, nos Mutirões Dominicanos, na Família Dominicana, no CEBI, na CRB…, requerem de nós muita coragem evangélica e muita solidariedade sendo ao mesmo tempo estímulo para sonhar, caminhar, persistir e vencer.
             
    Como diz Lc 2, 40, a Província quer crescer, ficar forte, cheia de sabedoria, na largura e profundidade de sua vida, portadora da graça de Deus, para alcançar a estatura do Cristo, trabalhando com toda a sua vitalidade e paixão missionária, nos passos, no entusiasmo e na mística de Domingos e Anastasie.

Copyright © 2014 VIVERE