Notícias do Haiti!

    Após um tempo de experiência com as Irmãs da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Thomassique, Haiti, as jovens postulantes, Valande Onezaire e Choupette Arisca, foram acolhidas por Irmã Cleonice Cardoso, Priora Geral, como noviças da Província Nossa Senhora do Rosário. O acontecimento foi no dia 16 de agosto de 2015, às 7 horas da manhã, na Paróquia Santo Tomaz de Aquino, durante a Missa solene presidida por Pe. Ilrick Louis Jeune. Além da acolhida das jovens ao Noviciado, a Paróquia celebrou os 40 anos de atuação do grupo “Grandes Missionários” que desenvolve um belo trabalho missionário na Diocese. Cercadas por amigos e familiares, as Irmãs da comunidade: Aparecida de Souza Lopes, Terezinha de Sousa, Mathilde Nelson e Charlimène Philippe ofereceram um delicioso almoço com frutas típicas do país.

                As Irmãs Valande e Choupette permanecerão nesta comunidade até o mês de fevereiro, quando virão integrar o Noviciado em Porto Nacional-TO, com a nova equipe formadora, que está sendo constituída. Nestes seis meses, em terra haitiana, elas serão acompanhadas pela Irmã Aparecida Lopes. Vamos acompanhá-las com nossas orações. Sabemos que elas contam com isso.

                Sob a proteção de Nossa Mãe Maria, Domingos e Anastasie, elas têm entusiasmo, alegria e coragem para se fazerem dominicanas-anastasianas, em nossos dias.

     

    ENCONTRO VOCACIONAL...

    Realizou-se nos dias 28 a 30 de agosto em Thomassique, por iniciativa das Irmãs Dominicanas, e contou com a participação de 10 jovens vocacionadas, vindas de várias cidades do País, como: Cayes (sul), Port de Paix (Norte), Petite Riviere de L’Artibonite, Hinche e Thomassique. Refletindo sobre Vocação, com diversas palestras, dinâmicas, animação, foi também apresentada a história da Congregação e o seu carisma. O Encontro foi bom, proveitoso, e proporcionou a todas uma convivência alegre esperançosa.

     

    DISPENSÁRIO

     

    O Dispensário Nossa Senhora do Rosário (Posto de Saúde), em Thomassique, é um sonho das Irmãs da Comunidade, que se tornou realidade no dia 06 de julho deste ano. O objetivo é oferecer melhorias na qualidade de vida e na saúde da população. Irmã Charlimène, que concluiu o curso de Enfermagem em Uberlândia-MG, coordena o Dispensário. Ela atende as consultas, faz a acolhida das pessoas, prepara o dossiê e outras atividades necessárias.

     

     

    Irmã Mathilde atende com massagens, às segundas-feiras, e Irmã Choupette, na Farmácia, onde os medicamentos são vendidos a preço acessível à população. O Dispensário funciona das sete às 13:30  horas,  em casa alugada com os recursos oriundos do próprio trabalho ali realizado. São atendidas de 40 a 50 pessoas, em média, num atendimento humanizado, considerando-os na sua integralidade e respeitando a sua dignidade. O Dispensário já é uma referência na cidade e o povo o procura para consultas, orientação, aquisição de medicamentos, formação, ou simplesmente para sanar dúvidas. Os equipamentos, ainda deficitários, vão sendo adquiridos aos poucos, à medida em que o trabalho flui. Todo serviço dedicado ao menor de nossos irmãos é ao próprio Deus que o prestamos.

     

     

Copyright © 2014 VIVERE