Madre Anastasie
Alexandrine Conduché é a fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils. Nascida em Compeyre, situada nas gargantas do Rio Tarn, França; de uma família muito pobre e de fé sólida, recebe uma educação escolar precoce e relativamente longa para a sua época:“ela era completa em tudo” relatam-nos as crônicas. Aos treze anos, para não mais permanecer ao encargo dos pais, ela sai de Compeyre e vai para o presbitério do seu tio Artières, em Tizac.
O padre Artières, consciente das qualidades intelectuais da sua jovem sobrinha, decidiu abrir uma escola da qual se torna responsável. A competência de Alexandrine é logo reconhecida e devemos notar que, com um raro bom senso, ela sabe adaptar o seu ensinamento às necessidades dos seus alunos. Muito sensível ao sofrimento, Madre Anastasie não hesita em enviar, desde o início da fundação, Irmãs para visitar e cuidar dos doentes após as horas de aulas e, por vezes, uma irmã era encarregada dos doentes da paróquia, de dia e de noite. As Irmãs aprendem assim a própria linguagem do Evangelho na qual o anúncio da Palavra é sempre acompanhado de palavras e gestos de bondade.
Oração a Madre Anastasie
Meu Deus, vós sois nosso Pai e nós somos vossas filhas. Desejamos amar-vos fazendo vossa santa vontade. Concedei–nos, meu Deus, a graça de conhecê-la claramente e de cumpri-la sempre corajosamente. Dignai-vos abençoar-nos, ó Pai, e conceder-nos, pelas orações e méritos de vossa Serva Anastasie, as graças que vos pedimos… Nós vos prometemos melhor vos servir e melhor vos amar. Amém!
Pensamentos
“ A Caridade é uma língua universal. Falem esta língua e logo serão respeitadas.”
“ Lembrem-se de que a oração é o grito do coração para Jesus, que nos olha sempre.”
“ Ter sempre as mãos erguidas para o céu, para fazer descer a força e a coragem sobre todas as que lutam pelo Senhor.”
“ Um líder para bem governar, deve ter bondade, doçura e firmeza.”
“Quando se pode contentar alguém sem comprometer a consciência, faz-se um ato de caridade, de bondade.”
“ O meio mais seguro de atingir a perfeição é a fidelidade às pequenas coisas.”
“ Com Maria tudo se suaviza. Ela é a causa de nossa alegria.”
“ Para Deus basta um simples olhar do coração.”
“Deixemos Deus guiar nossa alma. Ele a levará ao Porto Seguro.”
“ É útil que nos tornemos sábias, mas é indispensável que nos tornemos santas.”
“ O bom exemplo é o grande meio de levar eficazmente ao bem.”
“Seja fiel nas pequenas coisas, pois as pérolas pequenas são as mais belas.”