1º DIA - SÃO DOMINGOS: HOMEM DE DEUS


    1. ACOLHIDA
    2. ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

    Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo de Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
    Oremos: Ó Deus, que doutrinais os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e gozemos sempre de sua preciosa consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém


    3.CANTO: BENDITO A SÃO DOMINGOS
    1. Sois nascido em Caleruega 

    Castelhano de eleição 

    Onde o frio curte as almas 

    Onde o sol consagra o pão. 

    Percorreis muitos caminhos 

    Como um vento de sertão 

    E acordais a fé da Igreja 

    Com a vossa pregação.


    Refrão: Pregoeiro da verdade São Domingos de Gusmão.


    2. Com as rosas do Rosário 

    Glória-fruto da Paixão 

    Suscitais em nosso povo
    Uma nova floração.
    Grão sermão vossa palavra
    Vossa vida mais sermão
    Tocha viva do Evangelho
    Sino claro de Oração.

     

    3. Vossa ordem vela branca
    Continua a missão
    Enfrentando as injustiças
    E pregando a Salvação.
    E nós todos vos seguimos
    São Domingos de Gusmão
    A verdade em nossos olhos
    E o rosário em nossas mãos

     

    4. TEXTO DA VIDA
    São Domingos nasceu em Caleruega, na Velha Castela em 1170, Espanha, e pertencia à alta linhagem dos Gusmão. O pai, Félix de Gusmão e a mãe, Joana de Aza. Segundo a lenda, sua mãe teve uma visão antes de dar à luz. Ela teria visto um cachorro segurando uma tocha acesa na boca, para iluminar o mundo. Esta imagem simboliza a vida do futuro santo que terá vocação para “latir” contra as heresias e para pastorear as ovelhas do rebanho. 

    Por volta de 1185, aos quinze anos, Domingos ingressou no famoso centro escolar de Palencia. Ele estudou Literatura e Filosofia e em seguida, se dedicou aos estudos de Teologia. Em todas essas áreas, ele demonstrou inteligência e seriedade. Distinguiu-se pelo interesse no estudo da Sagrada Escritura e pelo amor aos pobres, a tal ponto que chegou a vender os livros que, na sua época, constituíam um bem de grande valor, para amparar com o dinheiro da venda, as vítimas da fome que se alastrava na região. 

    Domingos provavelmente se tornou padre aos 25 anos, por volta de 1195. Em seguida, foi eleito cônego do cabido da Catedral na sua Diocese de origem, Osma. Seu bispo Diogo, um pastor verdadeiro e cuidadoso, notou imediatamente as qualidades espirituais de Domingos, e quis valer-se da sua cooperação. Juntos, viajaram para o Norte da Europa com o objetivo de realizar missões diplomáticas que lhes foram confiadas pelo rei de Castilha. Viajando, Domingos deparou-se com dois desafios para a Igreja do seu tempo: a existência de pessoas que ainda não conheciam Jesus Cristo e aquelas que feriam hereticamente a vida cristã no Sul da França, causando desordem e o afastamento da verdade da fé.
    É diante dessa realidade desafiadora da Igreja que Domingos vai estabelecer sua ação apostólica: àqueles que não conheciam o Evangelho e à “reevangelização” das comunidades cristãs caídas em heresias. É esta missão de pregar a Boa Nova, em plena comunhão
    com a Igreja que o motivara por toda a sua vida. Em função disto, a nossa pregação é a do caminho, a nossa espiritualidade é da Encarnação: os pobres de Palência, os hereges do sul da França, os escravos da sociedade feudal, os indígenas do Novo Mundo, os homens, as mulheres, os jovens e as crianças do mundo de hoje que sofrem no corpo ou na alma.

    Domingos, com alegria doa a sua vida por este ideal supremo: anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus! Assim, Domingos fez do Sul da França, o seu principal campo de ação. Quando os hereges deparavam com a verdadeira pobreza evangélica de Domingos, muitos aderiram à Verdade de Deus.

    Em Domingos de Gusmão, encontramos a docilidade, a determinação e a fidelidade ao Evangelho, que não fecha, mas abre portas, que não encerra, mais inicia novos processos de busca de verdade, respeitando os valores e a cultura dos povos.
    O carisma de São Domingos foi inspiração, descoberta, “novidade original” e uma iniciativa que gerou escuta, um discernimento, uma aprendizagem, um compromisso e uma resposta ao apelo que lhe foi feito pelo Espírito Santo e pela família humana.
    Muitos outros jovens, atraídos pela mesma aspiração, o seguem, surgindo assim, a primeira fundação de Toulouse dando origem à Ordem dos Pregadores, em 1215 e que mais tarde, foi aprovada pelo Papa Honório III.  

    Jesus foi enviado a pregar; chamou então algumas pessoas para fazê- lo junto dele, e assim, se pôs a ir às aldeias e cidades simplesmente proclamando a boa nova do Reino de Deus.
    Domingos, com gesto profético, nos passos do Mestre Jesus, envia seus irmãos em missão àqueles que viviam nas cidades, sobretudo nos centros universitários, onde as novas tendências intelectuais eram um desafio para a fé dos letrados. Ele justifica sua decisão com as palavras: “o trigo amontoado apodrece, disperso, frutifica.”
    Em 1206, criou a primeira comunidade religiosa feminina, Prouille – França, com jovens oriundas do catarismo, para ser um ponto de apoio e oração de intercessão pelo bom êxito da ação apostólica dos irmãos.
    Na vida dos santos, o amor por Jesus e pelo próximo, a busca da glória de Deus e da salvação das almas caminham sempre juntas. Precisamente a característica fundamental do testemunho de Domingos é ser um homem de Deus: ele falava sempre com Deus e de Deus. Ele se encontrava com Deus e Nele, com toda a humanidade.
    O Beato Jordão da Saxônia, seu sucessor, oferece um retrato completo de Domingos no texto de uma oração famosa: "Inflamado de zelo por Deus e de ardor sobrenatural, pela tua caridade sem confins e o fervor do espírito veemente, consagraste-te inteiramente com o voto da pobreza perpétua à observância apostólica e à pregação evangélica".
    Antes da morte (1221 – Bolonha), também confidenciou aos Frades que, morto, ele lhes seria mais útil do que vivo. Nosso pai Domingos entrou no céu com 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234.

     

    5. CONVERSEMOS SOBRE O TEXTO


    6. LEITURA E MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
    Mt 5, 13 – 19
    – Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.


    7. PRECES
    Peçamos a Deus Pai, fonte de toda a santidade, que, pela intercessão e exemplo de nosso Pai Domingos, nos conduza a uma vida mais perfeita, e digamos:
    Fazei-nos santas, porque vós sois Santo!


    01- Pai Santo, inspirai as vossas filhas a viverem dignamente, segundo a vossa vontade, e ajudai-nos a dar abundantes frutos de boas obras.
    02- Pai Santo, que nos reconciliastes convosco por meio de Cristo, conservai-nos na unidade por amor de vosso nome.
    03- Pai Santo, a exemplo de nosso pai Domingos, dai-nos olhos para ver as necessidades de nossos irmãos e irmãs.

    04- Preces espontâneas


    8. PAI NOSSO


    9. CANTO: SALVE REGINA E LUZEIRO DA IGREJA


    10. ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL
    Oremos:
    Ó Deus, que Vos dignastes iluminar a santa Igreja com os merecimentos e a doutrina do bem-aventurado Domingos, vosso confessor e nosso Pai, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de sermos socorridos nas necessidades temporais e de crescermos sempre mais nos bens espirituais. Por Nosso Senhor Jesus  Cristo.

     


     

Copyright © 2014 VIVERE