Patrimônio Histórico

Museu da Capela Nossa Senhora das Dores Irmãs Dominicanas de Monteils

O museu da Capela iniciou suas atividades por ocasião das comemorações do Centenário do Colégio Nossa Senhora das Dores em 1985.

Reúne objetos e documentos veiculados à história da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils; é o único órgão de preservação e divulgação da memória da Congregação, que há 158 anos atua desde a sua origem na França, há 123 anos no Brasil e em outros países da América Latina, África e Ásia.               Clique aqui e acesse o site: www.museudacapela.org.br

Colégio Sagrado Coração

Presentes em Porto Nacional desde 1904, a Congregação das Irmãs Dominicanas e o Colégio Sagrado Coração de Jesus estão intimamente ligados à história da cidade.

Para dar asas e vida ao sonho de evangelizar através da educação, as Irmãs Dominicanas de Monteils fundaram o colégio em 15 de setembro de 1904, com uma turma de 19 alunas. A partir daí a educação e a cultura da centenária Porto Nacional, trazem profundas marcas do CSCJ.


Museu Histórico de Caacupé

O museu histórico religioso de Caacupé guarda objetos com mais de 200 anos, assim como coleções doadas por instituições e moradores da “Vila Serrana. CAACUPÉ, Departamento de Cordilhera: É reconhecida como a Capital Espiritual da República do Paraguay. O primeiro museu histórico, religioso e cultural desta cidade funciona desde o ano de 2006, com o lema “Construir o futuro redescobrindo nossa história”. No museu são expostas relíquias muito valiosas, como vestidos e capas bordadas em fios de ouro, utilizadas pela Virgem dos Milagres, que datam o ano de 1890.

O local funciona na casa das Irmãs Dominicanas do Rosário de Monteils, frente ao Santuário Nacional de Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé (foto a esquerda). O museu só pode ser visitado com datas programadas.

Copyright © 2014 VIVERE